JOÃO PESSOA SURPREENDENTE

JOÃO PESSOA SURPREENDENTE

sábado, 3 de março de 2012

Centro Cultural São Francisco

Centro Cultural São Francisco
O Convento de Santo Antônio foi construído em 1589, pelos frades franciscanos. Em 1634, ele foi ocupado pelas tropas invasoras holandesas, que o utilizaram como fortim.
Após a expulsão dos holandeses, os frades retomaram o convento e começaram suas obras de recuperação e ampliação. Na primeira metade do século XVIII, pela capela dourada, a casa de oração, o claustro, a fonte e a Sacristia. São dessa época, os painéis de azulejos da Nave e alta-mor. A feição exterior é da segunda metade desse século, quando foram concluídos, a frontaria, a torre sineira e o cruzeiro. No século XIX e o início do século XX, o convento passa por grandes transformações que culminam com a irrecuperável destruição do alta-mor. Os frades franciscanos permaneceram neste local por três séculos evangelizando o povo paraibano. 
De 1885  a 1894, funcionaram no convento a escola de aprendizes marinheiros e o hospital militar.
Criada a Diocese da Paraíba, em 1892, e com a posse de D. Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, em 1894, foram instalados no convento o Seminário, até 1964.
Depois dessa data, o complexo funcionou como Museu do Estado da Paraíba, a Escola Estadual do Roger e a Escola Teatro Piollin. 
No Governo de Tarcísio Miranda Burity, em 1979, o convento fechou as portas para dar início aos trabalhos de restauração.
Patrimônio  da Arquidiocese da Paraíba, o Centro Cultural São Francisco é umas instituição cultural. Criado em 06 de março de 1990, mantido por termo de convênio que envolve outras cinco instituições: o Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e a Ordem Franciscana Secular.
Espaço de pesquisa, visitas e oração e lugar dos artistas, pesquisadores, músicos, admiradores da arte, e toda a sociedade, chamada a preservar a memória dos nossos antepassados, que legaram um bem inestimável para a cultura e a história da Paraíba.


"Veja as fotos que tirei hoje (03/03/2012) da igreja decorada para casamentos, todo final de semana tem casamento, para marcar tem que ser com um ano de antecedência."













"Além de Guia, também sou fotografo" ...Brincadeirinha gente, são os 10 anos de guia que me fez um bom fotografo. Adoro tirar fotos é uma das coisas que eu mais gosto do meu trabalho é tirar lindas fotos dos meus turistas... Meus leitores me desculpe por demorar para postar as fotos, como trabalho muito e estudo as vezes fico sem tempo para coloca-las

Nenhum comentário:

Postar um comentário